Bares e BoatesGastronomia e RestaurantesCinemaShowsPasseios e DiversõesTeatro e CulturaNotíciasNegócios e OportunidadesArtigos e Colunas


Loading


OUTRAS NOTÍCIAS
Pré-Bienal é sucesso de publico com a exposição “do lápis de Di ao festim das barrancas”

Anime Jungle Party terá sua primeira edição de 2012

Mais uma edição de Pacha Fetish em Manaus no sábado de aleluia

Lucas Silveira traz projeto Visconde para Manaus

Festa Favela Chic traz Sky Blu do LMFAO a Manaus

Mais Notícias...

Governo do AM fará grande evento para promover artes plásticas


25/03/2012



Artistas plásticos do Amazonas terão a oportunidade de expor seus trabalhos em um evento inédito no Estado, a Pré-Bienal “Dos Lápis de Di ao festim das Barrancas”, que será realizada pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura. A mostra coletiva acontecerá no período de 30 de março a 30 de maio, no Centro Cultural Povos da Amazônia, na Bola da Suframa, Distrito Industrial, zona sul de Manaus, de terça-feira a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 20h e, aos domingos eferiados, das 14h às 20h.

Serão expostas 200 obras de 30 artistas locais, além de obras do pintor, ilustrador, desenhista e caricaturista brasileiro, Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, mais conhecido como Di Cavalcanti. O pintor amazonense Hahnemann Bacelar (1948-1971) e o desenhista, pintor e paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994) também serão homenageados. Com a mostra, o governo do Amazonas quer estimular o interesse do público para as artes visuais e promover a produção de artistas locais, abrindo para eles a oportunidade de novos negócios, conforme determinação do governador Omar Aziz.

Segundo o secretário de Cultura, Robério Braga, outro objetivo da exposição é preparar o panorama artístico para a Bienal de Artes Visuais no Amazonas “Amazônica I”, que será realizada em 2013. “A pré-bienal consolida a vontade do governador Omar Aziz de dar oportunidade aos artistas amazonenses de expor suas obras em um megaevento de artes, ganhando projeção ainda maior em níveis estadual e nacional”, explica Robério.

Artistas

Além das obras de Di Cavalcante e dos homenageados Bacelar e Burle Marx, a pré-bienal contará com peças dos artistas Arnaldo Garcez, Aníbal Turenko Beça, Buy Chaves, Manausmacaco, Cristóvão Coutinho Batista, Eli Bacelar, Evanil Maciel, Francimar Barbosa, Helen Rossy, Jair Jacqmont, Jander Reis, Mário de Paula, Moacir de Andrade, Nelson Falcão, Noleto, Otoni Mesquita, Rui Machado, Sebastião Alves, Sérgio Cardoso, Zeca Nazaré, Ligia Barros, Paulo Cesar, Olivença, Erre Nascimento, Arab, Box, Caos, Isy, Raiz e Áudio.

O Centro Cultural dos Povos da Amazônia estará dividido em três eixos curatoriais para abrigar as obras. A ‘Sala Homenagem’ terá a mostrada coleção inédita de Hahnemann Bacelar, estudos do artista e pinturas, bem como uma coleção de pinturas de Burle Marx. Na ‘Sala dos Artistas Convidados’, haverá uma seleção de obras de 30 artistas representantes de Manaus e dos municípios de Coari, São Paulo de Olivença e Parintins. Essa seleção será composta de 24 pinturas, objetos e instalação e seis trabalhos em grafite.

A ‘Sala Di Cavalcanti’ terá acervo de desenhos e pinturas do artista, que veio do Rio de Janeiro, da exposição realizada no Centro Cultural dos Correios, intitulada “Di Cavalcanti: do desenhista ao pintor”.

Oficinas

Os visitantes da exposição também poderão participar gratuitamente da programação acadêmica “Vivência em Artes Visuais – compreensão, reflexão e prática”, com o artista plástico Nelson Falcão, nos horários das 9h às 10h, 10h às 11h, 15h às 16h, 16h às 17h, de terça a sexta-feira.

Acessibilidade para deficientes

Atendendo a uma exigência do governador Omar Aziz, durante o evento, Pessoas com Deficiência (PcD) poderão contar com rampas e elevadores de acesso para cadeirantes, tradutores de libras,  folhetos em braile e canetas interativas. “A prioridade do meu governo é proporcionar que todos os cidadãos amazonenses, independente de suas limitações, tenham a oportunidade de participar de um evento como este. Eu entendo que a arte tem o dom de se comunicar com cada um de nós, na sua forma mais simples, por isso desejo que todos possam participar desse diálogo”, disse o governador Omar Aziz.

Fonte: Com informações da assessoria.

Comente sobre "Governo do AM fará grande evento para promover artes plásticas"


No Manausmais.com.br, você pode comentar também a partir das redes sociais mais populares. Você só precisa logar-se na rede de sua preferência. Todos os comentários serão moderados pelo Manausmais.com.br
Enviar para um amigo
   
Envie para Amigo
   












Siga o Manaus Mais no Twitter!





NOITE | GASTRONOMIA | CINEMA | SHOWS | TEATRO & CULTURA | PASSEIOS & DIVERSÕES | SERVIÇOS

Sobre o Guia | Publicidade | Fale Conosco

© Copyright Manaus Mais 2006. Todos os diretos reservados.

Design + Desenvolvimento